Guia definitivo sobre motores de carros

Guia definitivo sobre motores de carros

Os carros foram equipados com vários tipos de motores ao longo do tempo. No passado distante, eles já tiveram motores a jato como aviões. Os motores de quatro tempos são atualmente os mais utilizados nos automóveis e variam em suas características, como número e disposição dos cilindros.

Aprenda como funcionam os diferentes tipos de motores de carros

Existem dois principais tipos de motor, são eles, o motor ciclo Otto e Diesel e ambos podem ser considerados motores de quatro tempos. Eles exigem os mesmos elementos para funcionar: ar, combustível e um gatilho de detonação.O motor Otto utiliza combustíveis como gasolina e etanol, e seu gatilho é acionado por uma vela – a parte responsável por liberar a faísca e gerar a explosão.

Já o segundo tipo de motor, como o nome sugere, utiliza diesel, e sua explosão não é causada por outras peças, mas sim pela compressão do gás no cilindro, que aumenta a alta temperatura do motor.

Mesmo dentro dessas duas opções principais, existem diversas características secundárias, mas não menos importantes, que variam de modelo de carro para modelo. Um exemplo é a quantidade de cilindros de um carro, e como esses cilindros do motor são dispostos: em linha reta ou em “W”, por exemplo.

 

 

Como funciona o motor de combustão interna

Para entender como funciona um motor de quatro tempos (principal tipo de motor nos veículos atuais), é importante entender o que é um motor de combustão interna.

Apesar das críticas por produzir gases poluentes, a combustão continua sendo uma das principais formas de gerar a energia necessária para manter os carros nas ruas.

A combustão, ou queima, é um processo químico que requer a combinação de três ingredientes: calor, oxigênio e combustível. Por exemplo, em uma locomotiva a vapor movida a um motor de combustão externa, o combustível é queimado fora do compartimento (cilindro) que produz o movimento.

Em um motor de combustão interna, essa reação química ocorre dentro do cilindro. Para isso, é necessário um conjunto de componentes mecânicos e elétricos para criar a combustão e a expansão dessa mistura de ar e combustível. Tudo isso dentro de um cilindro fechado.

Entenda o que é um motor quatro tempos

Um motor de quatro tempos é um motor de combustão interna. Para realizar esta combustão, quatro etapas básicas são seguidas.

 

  1. Admissão, na qual uma mistura de ar e combustível é alimentada no cilindro por meio de válvulas de admissão;

  2. Compressão, quando o pistão sobe e comprime a mistura (dentro do cilindro);

  3. A explosão é desencadeada por velas de ignição (para motores de ciclo Otto) ou apenas por pressão e temperatura (para motores de ciclo diesel);

  4. Expansão, quando o pistão desce e retorna à sua posição original.

Todas essas fases juntas geram um movimento ao final, que é transmitido para as mais diversas partes do veículo: desde a transmissão até as rodas, que permitem o movimento do carro. Essa queima de combustível geralmente gera gases poluentes (como o CO2) que saem do veículo pelo escapamento.

Esse mecanismo se repete várias vezes conforme o veículo se move - portanto, esse conjunto de ações é considerado um ciclo.

 

Conheça os tipos de motores de automóveis por cilindros

Normalmente, os motores podem ser construídos com um ou mais cilindros. Motores monocilíndricos são usados ​​em implementos agrícolas, scooters e pequenas embarcações. Os policilíndricos, com 4, 6, 8, 10, 12 ou até mais cilindros, são destinados a carros, locomotivas, navios e aviões.

Os cilindros podem ser agrupados de várias maneiras:

  • Motor em linha (ou vertical) – Neste tipo de motor automotivo, os cilindros são dispostos em linha reta. Eles são reconhecidos por ocuparem menos espaço, por isso acabaram ficando muito apegados a carros menores. Seu outro nome, "vertical", se dá pelo fato de os pistões ficarem em pé.

  • Motor "V" - Este nome também está intimamente relacionado à visão frontal do motor. Seus cilindros são colocados em "V" com um ângulo mais agudo entre eles. E dentro de uma mesma categoria existem vários tipos: podem ser V6, V8, V12, claro que se diferenciam pelo número de cilindros.

  • Motor "W" - esse tipo de motor tem quase o mesmo arranjo de cilindros do V. Mas o dobro. Isso aumenta sua força e desempenho. Os carros equipados com o motor "W" são mais caros, principalmente devido aos custos de montagem.

  • Motor boxer – o motor boxer é muito comum em modelos de carros esportivos. Já vimos que os motores em linha também são chamados de “motores verticais”, justamente pela posição dos cilindros. Em contraste, os cilindros de um motor boxer estão localizados em uma linha horizontal horizontal.

Conheça os tipos de motor de carro de acordo com o volume

Não é porque os motores têm um tamanho maior que, necessariamente, seu desempenho também será mais elevado. Afinal, o chamado “downsizing” possibilitou que motores de menor volume fossem tão potentes quanto outros de capacidades maiores. No entanto, normalmente, tamanho aqui costuma ser documento!

As possibilidades são várias. Confira algumas delas:

  • Motor 1.0 – Este tipo de motor é como uma ‘faca de dois gumes’. Afinal, ele consome pouco combustível, mas também produz uma potência reduzida. Por causa disso, está presente, normalmente, em carros mais populares, e seu preço costuma ser mais acessível.

  • Motor 1.4 – Também costuma equipar carros mais econômicos, apresentando algumas vantagens em relação ao motor 1.0. Entre elas, podemos citar a possibilidade de usar o ar-condicionado sem comprometer o desempenho – algo que, no 1.0, geralmente diminui muito a potência.

  • Motor 1.6 – Entramos, aqui, em um tipo de motor menos acessível. Afinal, mesmo que o carro em si não seja tão mais caro, no dia a dia o motorista vai perceber que o gasto com combustível é mais alto. O motor 1.6 tem mais cilindros, o que acaba possibilitando que sua velocidade seja maior.

  • Motor 1.8 –  Esse tipo consome bastante combustível e já está presente em modelos de melhor desempenho. Quem decide adquirir um veículo com motor 1.8 podem usá-lo para fazer viagens mais longas, desfrutando da potência nas estradas.

  • Motor 2.0 – Costuma ter um espaço interno maior, além de ser mais tecnológico. Este é definitivamente o tipo de motor com o maior consumo de combustível por quilômetro rodado, entre os aqui apresentados. Mas é também o que gera mais potência. O motor 2.0 propicia ao carro atingir altas velocidades e proporciona ultrapassagens com mais facilidade.

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