Como comprar um veículo sem comprometer sua renda

Como comprar um veículo sem comprometer sua renda

Você quer comprar um veículo, mas não tem certeza se o investimento cabe no seu bolso? Nós podemos te ajudar a encontrar uma maneira de tornar esse sonho uma realidade.

O grande segredo para fazer um bom negócio é se preparar financeiramente e saber negociar. Assim, você pode não só comprar o veículo que deseja pelo preço que pode pagar, como também acaba economizando.

Neste artigo, nós vamos te explicar como escolher um veículo que atenda às suas necessidades e caiba no seu orçamento. Saiba também como calcular os custos da compra e manutenção deste bem, através do planejamento financeiro. Também vamos te mostrar as vantagens e desvantagens das três formas de pagamento mais comuns: à vista, financiamento e consórcio de veículos. 

Como se preparar para comprar seu carro ou moto

  1. Saiba qual veículo você quer

Você certamente está comprando um veículo pois tem uma necessidade ou um desejo específico. Talvez já tenha até algum modelo dos sonhos em mente. Mas é preciso avaliar se esse carro ou moto escolhido realmente irá atender às suas necessidades e ainda caber no seu bolso.

Primeiro, pense em qual é a sua rotina e como o veículo se encaixaria nela. Você precisa do carro para se deslocar até o trabalho ou a faculdade, passear dentro da cidade, pegar estrada ou levar os filhos na escola? Você precisa de um porta-malas espaçoso para deixar seus pertences guardados durante o dia e só voltar para casa na hora de dormir?

Se você mora sozinho e só precisa se deslocar mais rapidamente, uma moto pode resolver o problema. Ou você precisa do carro para encarar a estrada de terra ou servir como transporte de carga ou guincho? O carro será usado para transporte de passageiros ou precisa de uma moto para fazer entregas?

Busque um veículo que atenda às suas necessidades, pensando inclusive nos acessórios incluídos. Vale a pena observar as avaliações do veículo segundo outros consumidores ou especialistas.

  1. Defina seu orçamento

O que você pode pagar? Algumas pessoas desejam fazer a compra, mas não têm noção de quanto estão dispostas ou podem gastar. No entanto, comprar um veículo exige um investimento maior a longo prazo. Independentemente da forma de pagamento que você escolher, é preciso se preparar financeiramente para assumir esse compromisso.

Aí vem a grande pergunta: o que vale mais a pena comprar: um veículo novo, seminovo ou usado? Depende. Às vezes vale mais a pena um carro completo seminovo do que um veículo zero de entrada, sem acessórios. Outras pessoas acham que vale a pena comprar um 0 km para aproveitar a garantia, apesar da taxa de desvalorização.

Considere a sua realidade e defina um valor mínimo e máximo que você se compromete a pagar dentro do prazo determinado. O ideal é que a mensalidade gasta com o veículo não ultrapasse 30% da sua renda.

  1. Pesquise preços com antecedência

Para fazer uma boa compra é preciso se planejar e comparar. Isso é muito importante para saber o valor que você precisa poupar para pagar à vista ou definir o valor das parcelas. E caso você não possa realizar a compra agora, você pode acompanhar o site para descobrir quando terá alguma promoção.

Uma boa referência que você pode usar quando se trata de veículos é a Tabela Fipe. Ao consultá-la, você tem uma noção do preço médio que cada modelo é vendido. No mercado, é possível encontrar tanto preços acima, quanto abaixo da tabela, a depender das condições do veículo, quilometragem, histórico e outros fatores.

Saiba como comparar e comprar carros online

  1. Considere os custos do veículo a longo prazo

O preço do veículo é um valor importante e tende a ser o maior investimento que você fará com relação ao seu carro ou moto. No entanto, esse não é o único momento em que você vai precisar desembolsar uma grana.

Ao decidir pela compra de um veículo e se preparar financeiramente, é muito importante que considere também os custos de combustível, manutenção, estacionamento, seguro, impostos e outras despesas mensais ou anuais.

Isso não é para te desanimar, muito pelo contrário! Quando colocamos tudo na ponta do lápis, temos muito mais consciência da realidade e podemos nos preparar de acordo. Por isso, além do valor do veículo, saiba quanto precisará pagar mensalmente para manter esse bem.

Como calcular

Fazer esses cálculos não é nenhum bicho de sete cabeças. Comece observando na ficha técnica do veículo qual o seu consumo e faça uma média do preço por litro encontrado em três postos de combustível próximos à sua casa. Sabendo o rendimento km/L, as distâncias que você deve percorrer de casa para o trabalho e a frequência, é possível fazer uma média do gasto mensal.

Seu carro ou moto passará as noites na rua ou na garagem de casa? E quando você estiver trabalhando, precisará pagar Área Azul, estacionamento particular ou poderá contar com o estacionamento da empresa? Esses gastos que são fixos também devem ser levados em consideração.

Coloque na conta o valor que deve ser gasto com a revisão semestral. Lembre-se que carros populares tendem a ter manutenção mais econômica. Calcule também o valor dos impostos e do seguro para o veículo escolhido. Você pode utilizar nossa ferramenta de cotação de seguro para ajudá-lo.

No final, não esqueça de acrescentar as parcelas do veículo, caso o pagamento não seja à vista. Depois de fazer esses cálculos, você terá uma visão muito mais clara do que significa ter e manter um veículo. Desta forma, as chances de você se enrolar para pagar são muito menores.

10 carros econômicos produzidos no Brasil

 

  1. Comece a poupar

Agora que você já sabe quanto precisa gastar por mês, considerando o valor do veículo e as despesas para mantê-lo, é hora de se planejar financeiramente. Para isso, é importante que você saiba quanto você ganha e quais são os seus gastos fixos e variáveis no mês. O investimento feito com o carro ou moto também deve estar nesse cálculo.

Se ao fazer as contas, você achar que não tem condições de arcar com essa despesa, procure um veículo mais barato e/ou econômico. Ou pense de que forma você pode aumentar a sua renda ou reduzir as despesas.

Talvez seja o caso de pedir um aumento no emprego ou conseguir um trabalho extra. Se a compra deste bem é importante para você e vai te ajudar no dia a dia, ou até mesmo no trabalho, vale a pena o esforço.

Saiba como aumentar seu score de crédito para comprar um carro

Formas de pagamento

  1. Comprar à vista

A compra à vista é a melhor opção para quem deseja economizar. Com essa forma de pagamento, você pode conseguir descontos e outras vantagens, principalmente se você souber negociar. Além de tudo, você sairá da loja com seu carro ou moto e sem nenhuma dívida, pois já estará pago.

Para conseguir essa vantagem você precisa saber poupar com disciplina. Se você já tem um dinheiro guardado, ou melhor, aplicado (rendendo juros compostos a seu favor), você já está no caminho certo para comprar um veículo à vista.

Se você ainda não começou a poupar, não tem problema. Primeiro, saiba quanto precisa gastar e definir um prazo para juntar o dinheiro e ter o tão sonhado carro ou moto na garagem. Se o que sobra da sua renda hoje não é suficiente, você tem três opções: escolher outro modelo, trabalhar para aumentar sua renda ou reduzir despesas.

4 benefícios de comprar carro à vista

  1. Financiar o veículo

O financiamento geralmente não é o mais indicado, por conta das altas taxas de juros. Dependendo do preço, da financiadora e da taxa cobrada, no fim das contas, você pode acabar comprando um veículo pelo preço de dois. Por isso, é necessário pensar duas vezes antes de escolher essa opção de pagamento.

Às vezes vale mais a pena escolher um veículo mais barato e pagar à vista. Ou até mesmo poupar para dar um valor maior de entrada e financiar o mínimo possível, em poucas  parcelas.

Não se engane com as múltiplas parcelas e o valor da mensalidade que parece pequeno. Nem sempre você estará fazendo um bom negócio. Coloque tudo na ponta do lápis e escolha o que vale mais a pena para o seu bolso.

Confira nosso simulador de financiamento para saber se essa forma de pagamento vale a pena para você. Basta escolher o modelo no estoque e avaliar.

  1. Fazer consórcio

O consórcio pode ser uma alternativa para não ter que dar um valor de entrada. No entanto, não é possível prever quando o carro ou moto estará nas suas mãos.  Por isso, o consórcio é indicado para pessoas que não precisam ter o veículo para ontem e podem esperar pelo tempo que for necessário.

Essa forma de pagamento funciona da seguinte forma: todo mês você e outras pessoas pagam uma mensalidade para o fundo de investimento. Desta forma você estará quitando o valor do veículo aos poucos, com a vantagem de não haver juros.

Mas para ter o produto, você precisa ser contemplado por sorteio, por isso, não é possível prever quando você será escolhido. Ao ser sorteado, a empresa do consórcio paga o valor integral do veículo e você continua pagando a ela as parcelas restantes até terminar a dívida.


Pronto para começar? Conheça o estoque da Dicas e Carros e compare os preços entre nossas lojas parceiras. Temos diversas informações e ferramentas para ajudá-lo a fazer uma boa escolha.