6 cuidados na hora de escolher um carro seminovo

6 cuidados na hora de escolher um carro seminovo

Você já sabe que um veículo seminovo pode ser tão vantajoso quanto um zero km. Mas o que você deve fazer para evitar uma compra ruim ou até mesmo cair em golpes?

Nesse post, separamos seis dicas para te explicar quais cuidados você deve ter antes de escolher seu carro. Aprenda a fazer uma boa compra, desde o orçamento até o momento da transferência.

1. Defina um orçamento

O primeiro passo antes de escolher seu carro seminovo é saber o quanto você está disposto a pagar. Para isso, verifique o seu orçamento e defina um valor que seja compatível com a sua renda. Isso depende muito da forma de pagamento que você pretende usar.

Saiba como comprar um carro sem comprometer a sua renda.

A grande vantagem dos veículos seminovos é que você pode economizar muito. Isso porque o carro já passou pelos primeiros anos de desvalorização e ainda está em ótimo estado de conservação. Alguns podem até mesmo ainda estar na garantia de fábrica, já que existem montadoras que dão prazo de até 5 anos. Outra vantagem é que também é possível financiar seminovos.

Então, supondo que você possa pagar à vista ou dar um valor de entrada e parcelar conforme a sua renda mensal - considerando os juros -, pense em qual é o seu limite.  Para te ajudar nessa conta, é legal usar um simulador de financiamento. No estoque do Dicas e Carros, você pode selecionar um modelo e simular com valores reais.

2. Busque uma loja confiável

Depois de definir o quanto você pode gastar, é preciso pensar em onde esse dinheiro será bem gasto. É natural que o seu primeiro intuito seja procurar carros em anúncios de redes sociais ou sites de classificados. Mas é preciso ter muita atenção para não cair em golpes ou fazer uma compra ruim.

Alguns anúncios podem ser falsos ou intermediados por estelionatários, que recolhem o pagamento e não entregam o veículo. Por outro lado, há pessoas que vendem carros em más condições ou com débitos e o prejuízo acaba caindo nas suas costas.

Se você não quer correr riscos, o melhor é buscar por lojas de seminovos e sites oficiais de vendas de carros. Por serem empresas, há uma responsabilidade maior quanto à qualidade do produto e do atendimento. Aprenda a comprar online.

Geralmente, esses veículos já passaram por revisão e reparos, e estão com a documentação em dia. Você pode contar ainda com o suporte da loja para preencher o documento de compra e venda, realizar a transferência e o pagamento de maneira segura. Algumas lojas, inclusive, oferecem garantia mesmo para seminovos.

3. Avalie a ficha técnica

Agora sim, é preciso encontrar um carro que atenda às suas necessidades. Para isso, ao olhar os anúncios, é importante considerar mais do que a carroceria. Avalie os mínimos detalhes da ficha técnica para encontrar aquilo que melhor se encaixa no seu dia a  dia.

Verifique o ano de fabricação e a quilometragem para saber o quão conservado está o carro. É nesse momento também que você deve definir o quanto de espaço interno e de bagageiro é necessário. Leve também em consideração quais as tecnologias e acessórios embutidos. Verifique a potência do motor, o consumo e qual o combustível ideal para o seu bolso. 

Além disso, também é importante pensar no custo de manutenção, peças, seguro auto e IPVA. Isso irá interferir nas despesas pessoais ou familiares que você terá para manter o automóvel na garagem.

Confira 10 carros econômicos produzidos no Brasil.

4. Verifique o estado de conservação

Encontrou um ou mais veículos que atendem à sua necessidade e cabem no bolso? É hora de ver o veículo pessoalmente. Para isso, é interessante entender um pouco de mecânica ou levar um mecânico de confiança com você.

O primeiro passo dessa vistoria é verificar se o que foi anunciado corresponde à realidade. Avalie o estado da carroceria, a parte interna, o porta-malas e o motor. Verifique se o número do chassi está impresso nos vidros, se os pneus e luzes estão em bom estado e se a pintura corresponde à original.

Cheque ainda o hodômetro no painel para verificar o quanto o carro já rodou. Em média, um veículo roda cerca de 10 mil quilômetros por ano. Portanto, faça as contas, levando em consideração o ano de fabricação. Se o número estiver muito abaixo, ele pode ter ficado muito tempo parado na garagem ou ter sido adulterado. Se estiver muito acima, talvez algumas peças já estejam gastas.

Também é interessante questionar sobre o histórico do veículo, tanto com relação a acidentes ou qualquer infortúnio, quanto sobre a revisão. Um proprietário cuidadoso terá levado o carro para revisões regulares e não deixou manutenções pendentes. Mas caso o veículo tenha passado por maus bocados, algumas marcas podem ser evidentes, seja na carroceria ou na mecânica.

5. Faça um test drive

É no teste drive que você irá sentir o funcionamento do veículo e se você se adapta bem a ele. É como calçar um par de sapatos: se não for confortável de andar, nem sempre você será capaz de se acostumar.

Além de observar o conforto, fique bastante atento a possíveis barulhos, trepidações, vazamentos e odores. Apure seus sentidos e veja se há qualquer sinal de irregularidade, pois isso poderia gerar despesas com manutenção logo após a compra. As luzes do painel também podem indicar se há algum problema não informado pelo proprietário.

6. Verifique a documentação

Se você encontrou o carro ideal para você, o último passo é verificar se está tudo certo com a documentação, especialmente se a compra for realizada com pessoa física.

Cheque se os dados do proprietário batem com o que está escrito no documento para evitar golpes. Também vale a pena checar junto ao Detran se há alguma pendência com relação a multas, IPVA e licenciamento, pois caso a transferência seja realizada, esses débitos passarão para o seu nome.

Se estiver tudo certo, é hora de preencher o documento de compra e venda, realizar o pagamento e a transferência, conforme a legislação. Nessa hora é melhor não pular nenhuma etapa para evitar ter problemas fiscais e judiciais no futuro. Se quiser aprender a preencher a documentação, acesse este post onde explicamos tudo.

 

Está pronto para escolher o seu seminovo? Confira os veículos disponíveis nas lojas parceiras do Dicas e Carros.