5 modelos de carro ideais para famílias

5 modelos de carro ideais para famílias

A família e os filhos estão crescendo e você está pensando em trocar de carro para essa nova fase? Escolher o modelo certo para o seu perfil pode melhorar muito a sua qualidade de vida. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a entender qual é a sua necessidade nesse momento.

Saiba o que você deve levar em consideração na hora de escolher um carro para família. E confira 5 modelos que vale a pena comprar.

O que levar em consideração ao escolher o carro

Estilo de vida

Antes de começar a procurar por modelos, é preciso considerar o estilo de vida da família. O local onde você mora pode impactar na escolha, assim como o uso que se faz do carro.

Se você pretende usar o veículo para trabalhar e buscar os filhos na escola, você pode dar preferência a um veículo mais urbano, que se desenvolve bem no asfalto. Se as ruas forem planas, você não precisa se preocupar muito com a potência e o desgaste do carro.

Já se vocês gostam de viajar com frequência para a casa de parentes ou em bate-e-volta, é preciso pensar em mais espaço, comodidade e potência. Você deve considerar que os trajetos podem ser longos, com morros e até trechos sem asfalto.

Se esse tipo de situação for recorrente, o carro também precisa ser resistente. O mesmo vale para famílias que moram em bairros afastados do centro.

Espaço

A composição da família se relaciona diretamente com a necessidade de espaço: quanto maior o número de pessoas, maior a necessidade de conforto. Se houver um bebê ou criança pequena, é preciso considerar ainda a cadeirinha, o carrinho, e a bagagem extra.

Por isso, é preciso se preocupar tanto com o espaço interno, quanto com o porta-malas. Se houver uma distância maior entre os bancos, o painel e as laterais, os passageiros podem ficar mais bem acomodados.

E é claro que um porta-malas grande pode fazer a diferença nas viagens de férias, quando as bagagens são proporcionais ao tempo fora. Ou mesmo nos passeios ao shopping ou à casa dos avós, por exemplo. Sem contar o espaço para as bicicletas em dia de passeio no parque.

Para famílias grandes, um Sedan, Minivan, Perua ou SUV é bem-vindo. Já as pequenas, com até um filho, podem se sentir bem em um Hatch.

Confira 4 dúvidas comuns na hora de trocar de carro

Comodidade

Outro ponto importante são as tecnologias que impactam na comodidade e melhoram a experiência do motorista e dos passageiros. A central multimídia é um dos recursos mais valorizados no automóvel e não é para menos. Essa tecnologia está cada vez mais completa, colaborando para o entretenimento e entregando facilidades para a direção.

Além das funcionalidades já tradicionais de atender a ligações, ouvir música e se orientar pelo GPS, as montadoras têm investido em conexão com a internet. O aparelho também ajuda a entreter as crianças na viagem, especialmente quando há telas acopladas ao banco traseiro.

Outras funcionalidades interessantes são o ar condicionado e sistema de som individuais, que melhoram a experiência durante a viagem. Já o câmbio e direção automáticas dão mais praticidade e tranquilidade ao motorista.

Desempenho

Além das funcionalidades e do tamanho, é importante levar em consideração o motor. A potência é um fator relevante para famílias que moram em cidades com muitos morros, ou que viajam muito para o interior. Quanto mais potente, mais força o veículo é capaz de fazer. No entanto, isso pode se refletir no gasto de combustível.

Se você não faz tanta questão de potência e preza mais pela economia, vale a pena buscar por motores com melhor consumo/litro. Os motores flex são cada vez mais comuns no mercado e permitem ao motorista optar pelo etanol quando a gasolina está mais cara.

Já se você quer um equilíbrio e está disposto a gastar mais na aquisição do carro, há tecnologias capazes de aliar a potência à economia. Os motores turbo e os híbridos são mais caros, mas oferecem custo-benefício a longo prazo.

Segurança

No quesito segurança, é importante destacar dois pontos. O primeiro é a tecnologia embutida e, o segundo, a cobertura do seguro auto. Ambos têm relação com o preço do automóvel e podem trazer mais tranquilidade para você e sua família.

Os freios ABS e os airbags frontais são obrigatórios no Brasil desde 2014. Mas muitas montadoras têm apostado em modelos ainda mais completos, com airbags laterais, nos bancos traseiros e até na direção dos joelhos. Já os ganchos ISOFIX ajudam a  fixar bem a cadeirinha das crianças.

Outra tecnologia relevante é o controle de estabilidade e tração, que tem se tornado cada vez mais comum no mercado. Sem contar os sensores de estacionamento e colisão, e câmeras de ré, que ajudam a evitar acidentes.

Seguro Auto

E onde entra o seguro auto no quesito segurança? Ele impacta muito na segurança do seu bolso, mas também no bem-estar da família. Um dos benefícios é a prestação de serviços de mecânica 24 horas, que ajuda a contornar imprevistos na estrada.

Isso é importante pois evita situações de emergência e risco, como acidentes na estrada por defeito de manutenção. Ao perceber algum problema, o proprietário pode acionar o seguro e ter essa ajuda em qualquer lugar.

Portanto, é importante escolher um veículo que seja coberto pela maioria dos seguros e que tenha um valor acessível. Geralmente, o preço da apólice é proporcional ao valor do modelo na Tabela Fipe, além de variar conforme a idade, quilometragem e marca do veículo.

Orçamento

Se você já tem uma ideia do tipo de veículo que deseja comprar, não esqueça de observar o seu orçamento. Optar por um carro seminovo é uma forma inteligente de economizar, já que a desvalorização tende a ser menor, o que é um benefício na hora da revenda. Além disso, mesmo os carros usados podem estar na garantia de fábrica, a depender da montadora.

Se você planeja comprar um carro seminovo à vista, é importante ter uma reserva de emergência para não zerar a conta bancária. Já se optar pelo financiamento, é fundamental que as parcelas não ultrapassem 30% da renda familiar. Quanto maior a entrada, menor a dívida e o tempo restante para quitá-la.

Confira 6 cuidados na hora de escolher um carro seminovo.

5 melhores carros para famílias

Honda Fit

O Honda Fit é um carro versátil da categoria hatch. Apesar de ser um modelo compacto, ele é bastante confortável. O interior modular permite regular os bancos, abrindo mais espaço e contribuindo para a comodidade.

Um ponto positivo da marca é a confiabilidade da mecânica, que tende a dar menos despesas com manutenção. O motor flex também contribui muito com a economia, e você pode optar por mais ou menos potência.

Vale a pena ficar de olho, pois há chances do modelo sair de linha no Brasil, em 2022. Isso porque a tecnologia da montadora japonesa está ficando mais cara para os padrões do mercado nacional. Com isso, você pode conseguir preços melhores nos seminovos ao invés de apostar no zero km.

Chevrolet Spin

O Chevrolet Spin, da GM, é uma das minivans mais buscadas no mercado. O modelo possui cinco a sete assentos e satisfaz no quesito espaço interno. Já o tamanho do porta-malas varia conforme o número de assentos.

Além de ser um carro com preço de aquisição bem acessível, o Spin também é econômico no combustível. Se preferir, você pode combinar a tecnologia flex com potência maiores, de cerca de 1.6.

O veículo também pode incluir acessórios e equipamentos como câmera e sensores de ré, computador de bordo, volante multifuncional e câmbio automático, entre outros.

Toyota Corolla

O Corolla se destaca no design e no acabamento, além de ser espaçoso como um bom sedan. O veículo conta com o melhor da tecnologia japonesa, podendo incluir sistemas completos de airbag, sensor de estacionamento, retrovisores e travas elétricos, câmbio automático e muito mais.

Além disso tudo, a grande vantagem deste veículo está no custo-benefício. Sua tecnologia proporciona mais economia, tanto no modelo flex, quanto no híbrido. O que difere mesmo é o preço de aquisição, logo, continuar na gasolina e etanol fica mais em conta à primeira vista.

Mas a longo prazo, a economia pode ser maior dividindo o combustível com a eletricidade. Se tiver um valor maior para investir, pode valer a pena, especialmente se for um seminovo.

Ford Ecosport

O Ford Ecosport vinha se destacando no mercado nacional até o fechamento das fábricas da montadora no Brasil. No entanto, ainda vale a pena adquirir o modelo que saiu de linha, já que a montadora garantiu que vai continuar prestando assistência aos clientes. Ou seja, você continuará tendo facilidade em encontrar peças de reposição.

Na verdade, isso abre uma oportunidade de comprar seu seminovo por um melhor preço. E como tanto a marca quanto o veículo são bem vistos no mercado, não deve ser difícil revendê-lo.

Falando em tecnologia, o Ecosport pode contar com câmbio automático, central multimídia, sistema completo de airbags e outros recursos. Por ser um SUV, o modelo chama atenção pelo espaço interno e pela resistência em terrenos difíceis. O motor também é eficiente, com potência e consumo satisfatórios.

Renault Duster

O Renault Duster é outro SUV que se destaca no mercado. Além da robustez e da tração 4x4 de alguns modelos, ele tem um ótimo espaço interno e no porta-malas. Você ainda tem a opção de recolher os bancos para dar espaço à carga.

Quanto à tecnologia, há diversas opções disponíveis no mercado, com câmbio manual ou automático. A direção hidráulica é de praxe e o motor geralmente é mais potente. Só é preciso ficar atento ao consumo, pois embora seja flex, ele pode não ser tão econômico assim.

Alguns equipamentos interessantes são o sensor de estacionamento, a central multimídia e os faróis de neblina. Outras tecnologias podem ser incluídas, dependendo da versão.

 

Quer conferir este e outros modelos? Dê uma olhada no estoque de veículos seminovos das lojas parceiras do Dicas e Carros.